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Saiba como se alimentar bem no inverno

Estilo de vida - 02.07.2015

O inverno é conhecido por ser uma estação em que as pessoas ficam mais vulneráveis a ganhar peso. É comum nessa época de frio as pessoas diminuírem o interesse em frequentar academias, praticar esportes ao ar livre ou andar de bicicleta. Segundo o Ministério do Esporte, cerca de 67 milhões de brasileiros não praticam nenhuma atividade física. Apesar da estação ser convidativa no quesito “ficar em casa”, os exercícios não podem ser deixados de lado.


Para não perder o ânimo durante o inverno, manter o peso e a saúde equilibrados, Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da ABIMAPI – Associação Brasileira de Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães&Bolos Industrializados, aponta 10 dicas para uma alimentação que promova ânimo e ajude a driblar a preguiça:

1 - Ao contrário do que as pessoas pensam, o inverno é a melhor estação para emagrecer, pois o corpo gasta mais energia com o frio. Anime-se para manter o pique! Antes dos treinos, coma uma torrada com geleia e um suco natural ou fruta, para obter energia.


2 - Abuse das sopas! Mas, dê preferência às opções menos calóricas. Para isso, troque batata e mandioquinha por legumes. Para preparações cremosas, opte pelas versões light do leite, do creme de leite e da margarina. Acrescente talos de folhas, além de ser uma ótima estratégia para aproveitar integralmente os alimentos, deixa a preparação mais nutritiva e rica em fibras.


3 - Ainda sobre as sopas, evite adicionar queijos amarelos, ricos em gorduras saturadas. Dê preferência aos tipos magros, como a ricota e o queijo fresco. Ótimos acompanhamentos para deixar a refeição completa são o pão e o macarrão. Mas, lembre-se de eleger apenas um por refeição!


4 – Compense o consumo de saladas com porções de legumes cozidos e refogados para garantir as fibras da dieta, que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Adicionar cenoura ralada ou vagem em preparações como arroz e carnes cozidas é uma boa opção.


5 - Procure manter o consumo diário de frutas e inclua uma porção de frutas com vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.) para aumentar a resistência a gripes e resfriados.


6 - Banana ou maçã cozidas no micro-ondas com canela, podem ser uma ótima opção de sobremesa leve e quentinha. A adição de canela, além de dar um toque especial, oferece um benefício extra para quem deseja perder peso, por ser um alimento termogênico, que acelera o metabolismo.


 7 - No frio, a tendência é beber pouca água. Os chás entram como boa opção no cardápio para manter a hidratação. Prefira o chá verde e ou branco, que são antioxidantes e também ajudam a acelerar o metabolismo.


8 - Troque o chocolate quente tradicional pela versão light. O cacau em pó é rico em flavonoides e antioxidante, o que combate o envelhecimento e reduz o risco de doenças do coração.


9 – Se for comer fondue de queijo, opte por pães ou biscoitos integrais como acompanhamento. Além de deixarem sua refeição mais gostosa, eles são ricos em fibras e diminuem a absorção de gordura.


10 - As massas com molho branco são muito calóricas e devem ser consumidas de forma esporádica. Prefira molho de tomate ou à bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.

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