Blog 5àsec - Cabide de notícias

Cabide de Notícias

Sono e saúde: dicas para o seu bem-estar

Estilo de vida - 27.03.2014

Com tantas obrigações no dia a dia, fica cada vez mais difícil deitar a cabeça no travesseiro e ter um sono tranquilo, renovando a disposição para o dia seguinte. Segundo Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, dormir bem é essencial para manter a saúde em dia, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.


“Um sono de qualidade deve passar por todas as fases necessárias para que o corpo recupere as energias. Para que isso ocorra, é importante que todas as etapas sejam vividas completamente, desde o sono mais leve até o profundo”, esclarece.


O sono humano divide-se em dois tipos fisiologicamente distintos: sono REM (Rapid Eye Movement ou "Movimento Rápido dos olhos"), quando acontecem os sonhos e se acorda com mais facilidade, e sono NREM (Non Rapid Eye Movement ou "Movimento Não Rápido dos Olhos"), classificado em quatro estágios distintos e responsável por 75% do tempo do sono.


A interrupção de qualquer uma dessas fases gera um sono de má qualidade, que em longo prazo pode prejudicar o equilíbrio do organismo, com sintomas como a falta de vigor, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e a perda crônica da memória.


Já em curto prazo, os riscos abrangem cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.


Como ter um sono de qualidade?

ique atento às recomendações da consultora e garanta o tão sonhado descanso:


Postura – manter uma postura correta é imprescindível! Dormir de lado é a posição mais indicada pelos especialistas. Utilize um travesseiro para apoiar a cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. Os joelhos devem estar semiflexionados com um travesseiro ou um rolinho entre eles.


Silêncio e escuro - Mantenha o ambiente escuro porque a claridade interfere na produção da melatonina, hormônio que avisa ao cérebro sobre a hora de dormir. Evite atividades que atrapalhem um sono profundo, como assistir televisão deitado na cama ou utilizar o computador.


Horas de descanso – Durma pelo menos de sete a oito horas por noite. Isso contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e dos processos de memória e aprendizagem.


Atividades relaxantes - Procure relaxar até três ou quatro horas antes de deitar faça alguns movimentos tranquilos de alongamento. Ao liberar a adrenalina, o exercício físico aquece e relaxa a musculatura, evitando lesões, dores musculares e problemas ortopédicos.


FONTE: Duoflex

5àsec

Blog 5àsec - Durabilidade das roupas | 5àsec

Durabilidade das roupas | 5àsec
11.08.2020

5àsec | Lavar roupa em lavanderia aumenta durabilidade das roupas...

5àsec

Blog 5àsec - Foco em Sustentabilidade | 5àsec

Foco em Sustentabilidade | 5àsec
28.07.2020

5àsec desenvolve ações com foco em sustentabilidade...

Novidades

Blog 5àsec - Novos hábitos de consumo 5àsec

Novos hábitos de consumo 5àsec
22.07.2020

5àsec diversifica serviços para atender novos hábitos de consumo dos clientes...

Compartilhar
+1 Post