Carregando...

Terceira idade no mercado de trabalho

 Muito se fala no varejo sobre o crescimento do mercado na terceira idade. A população acima dos 50 anos tem se tornado tão ativa que até quando se trata de desemprego os números são otimistas, houve um aumento de 3,2% na oferta de emprego, mesmo diante de um cenário que soma mais de nove milhões de pessoas desempregadas no Brasil (IBGE).


O economista e professor de Administração, André Luiz Sada, de 69 anos, retrata bem o perfil do aposentado brasileiro: “Ele começou a trabalhar aos 15 anos, aposentou-se cedo, mas manteve-se no mercado para complementar a renda e criar os três filhos e, também porque sempre acreditou que o trabalho enobrece, cria longevidade e ajuda a enfrentar a vida”.


Outra questão que ronda esta faixa etária é a crise emocional por não estar trabalhando. “Muitas vezes, acreditam que por estarem aposentadas, ficaram “velhas” demais para as atividades profissionais, embora internamente sintam-se profissionalmente experientes e em condições de contribuir com o mercado de trabalho. Esta sensação de deslocamento acaba gerando angústia e depressão”, aponta Rosa Maria Maia, psicóloga e coach da Sênior Concierge. É por isso que empresas como a Sênior Concierge se dedicam ao processo de coaching focado na terceira idade. A proposta é oferecer um suporte para a busca de objetivos, descoberta de novos projetos de vida a partir das experiências adquiridas durante a trajetória profissional, pessoal ou familiar, motivando a desenvolver novas habilidades, investir no lado empreendedor, ou até mesmo, realizar um sonho antigo.


Para isso, Rosa Maria destaca quatro atitudes que o idoso pode e deve ter para facilitar sua reinserção no mercado de trabalho:


1- Conheça suas potencialidades: reconhecer-se como parte do mundo do trabalho é fundamental, a despeito da idade ou aposentadoria. É importante desenvolver o sentimento de pertencimento, trabalhar a questão do marketing pessoal, autoestima, segurança e crença em si mesmo.


2- Valorize sua trajetória: utilize a experiência acumulada ao longo da vida para contribuir com a sociedade. Não despreze a sua bagagem profissional, a empresas valorizam pessoas que possam transmitir ensinamentos para os mais jovens.


3- Use o tempo livre a seu favor: entenda que seu tempo é mais flexível e use esta disponibilidade para desenvolver ou aprimorar habilidades. A busca por capacitação é intrínseca ao processo de recolocação, esteja aberto a novos conhecimentos. Inscreva-se em cursos de graduação, pós-graduação, informática, idiomas, artesanato, culinária... O importante é aprender e manter-se atualizado!


4- Comunique-se: seu espaço é muito importante, seja em casa, ou na empresa, porém, novos contatos são necessários. É uma oportunidade de fazer negócios ou criar um grupo de amigos. A troca com o outro amplia o conhecimento e cria novas oportunidades.


A especialista finaliza: “Quando o idoso percebe que pode contribuir com o mercado de trabalho, mesmo depois da aposentadoria, ele encontra nova motivação e propósito o que permite olhar para si mesmo de forma mais positiva, atitude que o transforma em um novo profissional, uma pessoa mais segura e feliz”. Por isso, a 5àsec te convida a conhecer os planos de expansão da rede e investir em uma franquia 5àsec. Acesse: http://www.5asec.com.br/franqueado_expansao