Carregando...

Entenda a relação entre uma noite bem dormida e as atividades físicas



Pode não parecer, mas o sono e a prática de esportes são dois fatores que se complementam. Uma noite bem dormida tem um impacto positivo no funcionamento do metabolismo, que trabalha melhor e, automaticamente, ajuda a potencializar os resultados das atividades físicas. Além disso, exercitar-se melhora a qualidade das horas de descanso.


O médico Dr. Artur da Fonseca afirma que três hipóteses podem explicar essa ligação. A primeira delas é a termorregulatória. “A atividade física aumenta a temperatura corporal, o que facilita o disparo do início do sono, pois ativa os mecanismos de dissipação do calor e de indução do sono, processos estes controlados por uma glândula chamada hipotálamo”, detalha o especialista.


A conservação de energia também está entre as explicações. “O exercício aumenta o gasto de energia durante a vigília, o que intensifica o sono, uma vez que o organismo busca um equilíbrio energético positivo, restabelecendo uma condição adequada para um novo ciclo de descanso”, diz.


A terceira hipótese, da mesma forma que a anterior, é justificada pela alta atividade catabólica durante a vigília, reduzindo as reservas energéticas. “Isso aumenta a necessidade de sono, favorecendo a atividade de produção do organismo”, explica.  


O médico ainda acrescenta que a atividade física regular ajuda a equilibrar a insônia e o sono picado. “A melhora hormonal e o gasto energético propicia um sono mais profundo e restaurador fisicamente”, conclui o Dr. Artur da Fonseca.


Informações: www.drarturdafonseca.com.br