Carregando...

MÊS DO CINEMA BRASILEIRO

O cinema chegou ao Brasil em 1896, com a primeira exibição sendo feita no Rio de Janeiro. Apesar do mundo da televisão ter evoluído e sido consagrado pelas produções das novelas, o público brasileiro em geral costuma torcer o nariz quando o assunto é produção cinemaográfica nacional.

POR QUE PRESTAR ATENÇÃO NA ARTE BRASILEIRA?

As pessoas costumam unir o cinema brasileiro em um único gênero, por exemplo, não existe “comédia”, “suspense”, ou “ação”, todos são apenas classificados por “filme nacional.” A questão é que o Brasil tem uma grande variedade de temas em suas produções. Vamos aqui citar alguns deles e te mostrar opções para conhecer melhor nossa cinemateca.

HUMOR

No começo, as produções não tinham dinheiro para bolar filmes estrelados, o que dava para fazer eram alguns contos que misturavam piadas com muita sensualidade, as conhecidas “pornochanchadas”. Mas nós evoluímos muito depois disso e hoje você encontra uma grande variedade de comédias muito bem feitas. Vamos com um clássico de troca de corpos, feito com criatividade e excelentes interpretações de Tony Ramos e Glória Pires: “Se eu fosse você.” Assista e você embarcará com as personagens a ponto de acreditar na veracidade da história.

https://www.youtube.com/watch?v=es-5wVPL2pk

PROFISSIONAIS PARA APLAUDIR

Nossos diretores são premiados no mundo todo e são capazes de variar entre os temas, com muitas histórias para impressionar. “Vidas Secas”, “Terra em Transe” e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” são ótimas dicas para os espectadores se comoverem.

https://www.youtube.com/watch?v=Szre5iVqsrI

INDICAÇÕES AO OSCAR

Como filme internacional, já fomos indicados várias vezes ao maior prêmio do cimena mundial e foi justamente na primeira indicação que trouxemos a estatueta para o País, graças ao filme “Orfeu Negro”, em 1960. Em outros anos, os indicados foram: “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho”, “O que é isso, companheiro?” e “Central do Brasil.”

https://www.youtube.com/watch?v=ScMKo7LV3Rg

ATORES CONSAGRADOS

Além de obras e diretores, nossos atores têm seus fã-clubes entre os diretores internacionais: Sônia Braga já fez filmes e seriados americanos, tanto é que vive em tempo integral nos Estados Unidos, desde 1988, quando começou seus trabalhos por lá. Rodrigo Santoro participou de “As Panteras”, “300” e o mais recente “Ben-Hur”. Alice Braga teve papéis importantes em “Ensaio sobre a cegueira”, “Predadores 3” e “Eu sou a lenda”. Wagner Moura colhe, atualmente, os frutos de seu trabalho interpretando Pablo Escobar, na série “Narcos”.

NOVOS TEMPOS

Ao mesmo que tentamos quebrar o preconceito com nossas produções nacionais, podemos perceber uma mudança que vem aos poucos na credibilidade do público. O filme “Tropa de Elite 2” teve o recorde de bilheteria entre os filmes brasileiros, faturando cerca de R$ 11.000.000 em ingressos. Parece que esse gênero despertou a curiosidade dos jovens e tem dado um gás a mais para nossas produções.

https://www.youtube.com/watch?v=-JbE6rjjyD8

Esperamos que com essas dicas vocês comemorem o dia de hoje com muitos filmes excelentes na telinha. Já demos razões de sobra para isto, certo? Depois contem para nós qual você escolheu e como foi sua experiência!


Fonte: cinepop.com.br