Carregando...

Musculação para mulheres: tire suas dúvidas

O padrão de beleza é bem diversificado entre as mulheres e a musculação feminina, técnica comum nas grandes academias, ainda é motivo de tabu. Muitas dúvidas são levantadas como, se o fato de treinar peito afeta o tamanho dos seios. Esta e outras questões acabam impedindo quem deseja ter o corpo sarado de procurar a técnica.


O que todas devem saber é que deixar os músculos fortes é um grande desafio, envolve muita dedicação e disciplina. Sara Rodrigues, educadora física da Fórmula Academia, de São Caetano do Sul, esclarece algumas dúvidas sobre o assunto.


Treinar peito afeta o tamanho dos seios?



Não. Quando o músculo do peito é treinado não se ganha e nem perde o volume dos seios. Isso ocorre apenas no caso de perda de peso.


O corpo feminino vai ficar masculinizado?



Não, existem chances de uma mulher ficar com o corpo igual ao de um homem, apenas fazendo exercícios físicos. Algumas até acham que fazendo musculação vão ficar como aquelas atletas que disputam fisiculturismo, mas isso é uma modalidade específica. Algumas mulheres só querem treinar os músculos da perna com receio de ficar com os braços musculosos. Isso não ocorre, pois o homem tem um nível de testosterona muito maior que o da mulher. A mulher só consegue alcançar esse nível masculino usando anabolizantes e esteroides. Por isso, o medo de ficar com o corpo masculinizado deve ser colocado de lado.


Fazer musculação ajuda a perder peso?



Sim. No entanto, um treino de musculação bem aplicado, muitas vezes ajuda a emagrecer mais que o aeróbico. Isso ocorre porque o processo dos exercícios de musculação regenera as células somente 15 dias após o treino e para reparar esse tecido, o corpo vai precisar gastar muito mais energia. No treino aeróbico, por exemplo, se o atleta faz uma hora de esteira, no máximo em duas horas ele já terá as células regeneradas.


Músculos viram gordura quando o atleta para de treinar?


Os músculos não se transformam em gordura. O que ocorre é que o consumo calórico diário é maior quando a pessoa treina, porque ela tem mais fome e maior intensidade energética. Quando ela para de treinar, no lugar dos músculos, vai começar a crescer uma capa de gordura, já que a energia não está sendo gasta com tanta intensidade. É por isso que dieta regular e a malhação precisam caminhar sempre juntas.