Carregando...

Pilates para fugir do sedentarismo

Saia da zona de conforto praticando algum tipo de esporte. Que tal começar pelo pilates?



A organização mundial de saúde (OMS), considera o sedentarismo o novo cigarro, porque a falta de atividades agrava o impacto de diversas doenças, como o colesterol alto e o diabetes. Segundo pesquisa publicada no American Journal Nutrition Clinical, uma pessoa sedentária corre mais riscos de saúde do que uma pessoa obesa.


Praticar esportes é mais importante do que se pode imaginar, fazer caminhadas diárias diminui, por exemplo, os riscos de doenças do coração e câncer. Uma alternativa para fugir da vida sedentária é a prática de pilates. O exercício é ótimo para trabalhar os músculos fracos e ajuda aumentar a mobilidade das articulações.




Para Rodrigo Nonô, instrutor de pilates e proprietário do Studio Nonô, o método vai além de ser uma atividade física necessária, porque ela pode ser prazerosa. “O pilates é uma ótima atividade para sair do estado de sedentário, pois trabalha com exercícios completamente diferentes da rotina de qualquer pessoa. Muitas vezes o sedentarismo é decorrente da falta de estímulo ou do insucesso em alguma atividade anterior”, afirma.




E não pense que pilates é uma atividade destinada apenas para pessoas magras! Nonô, esclarece que a prática é liberada para quem está acima do peso. “O grupo de sobrepeso pode, e deve, fazer pilates, principalmente para fortalecer as articulações prejudicadas com o aumento do peso, por não serem preparadas para suportar a sobrecarga.”




Ele ainda reforça que pessoas habituadas a fazerem exercícios são mais felizes, pois as atividades físicas liberam serotonina, a substância responsável pela sensação de prazer.