Carregando...

Pontos Turísticos: Avenida Paulista

 

 

Saiba mais sobre esse ícone de São Paulo


Hoje palco de manifestações e atos públicos é difícil de imaginar que a região da Avenida Paulista, em meados de 1782, era apenas uma grande floresta denominada Caaguaçu (“mato grande” em tupi) pelos índios. O engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, juntamente com dois sócios, começou a trabalhar na sua urbanização de forma inovadora. Em 8 de dezembro de 1891 foi inaugurada a primeira via a ser asfaltada e a primeira arborizada. A população da cidade não passava de 100 mil habitantes quando a Avenida Paulista ficou pronta.

Por estar bem-localizada, a região atraiu muitos investimentos. Com o tempo, o local se tornou o maior centro empresarial da América Latina, além da rica variedade de estabelecimentos e programas culturais.

Um dos pontos turísticos mais característicos de São Paulo, a avenida abriga o Masp (Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand), A Casa das Rosas e também cinemas, teatros, centros culturais e cafés. Com 2,8 Km de extensão, a Paulista se tornou palco de muitos eventos importantes na cidade, tais como São Silvestre, Show da Virada, Meia Maratona de São Paulo, entre outros.