Carregando...

Pontos Turísticos: Florianópolis

 


Com o apelido de Ilha da Magia, fica impossível não querer conhecer o local

Florianópolis, conhecida também como “Floripa”, é uma cidade brasileira capital do estado de Santa Catarina. Situa-se no litoral catarinense e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental, incorporada à cidade em 1927 com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz – com 820 m de comprimento – que ligou a ilha ao continente. 
 

 



Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical úmido, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos e farta distribuição anual de chuvas. Isso em conjunto com suas 42 praias contribuiu para que ela se torne a capital turística do Mercosul, com um intenso movimento turístico durante todo o verão, principalmente com argentinos, gaúchos e paulistas.
 

 



O plano da cidade originou-se a partir da Praça 15 de Novembro, que se estende até o pé da colina onde se eleva a catedral. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis  modificações que construções modernas introduziram, a paisagem urbana guarda ainda muito do aspecto arquitetônico colonial.
 


O município vem se  firmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias (Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação e outras), que circundam a ilha, e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km de distância do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana. Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a catedral metropolitana.