Carregando...

Entre a infração de trânsito e a beleza

Atrasadas para levar as crianças à escola ou para a reunião da empresa. Não há tempo para tomar café da manhã e muitas vezes nem para passar um batom. Surge então a “solução” de se maquiar enquanto dirige.


O retrovisor interno - que tem a função de observar o que acontece atrás do veículo - ganha outra utilidade, o principal aliado para a mulherada se embelezar.



O problema é que muitas delas não se dão conta que esse simples ato de vaidade, além de ser uma infração - de acordo com o Código de Transito Brasileiro, Art. 252, dirigir distraído ou com apenas uma das mãos no volante são infrações médias, sujeitas a quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13 - pode ser fatal.


Segundo um estudo publicado pelo jornal The Telegraph, 450 mil acidentes de carros no Reino Unido são causados por mulheres se maquiando enquanto dirigem.


“Ensino as mulheres se maquiarem, mas não apoio que façam isso no trânsito. Caso queiram passar m batom, pare o carro em local seguro e faça isso bem ‘rapidinho’, porque também é perigoso ficar com o carro parado”, aconselha a maquiadora Daiane Gomes.


Desculpa “esfarrapada”


A jovem Camila Ferraz, 26, assume que faz de tudo para ficar mais cinco “minutinhos” na cama: “todos os dias saio de casa atrasada, não vou acordar mais cedo só para me maquiar. Com o trânsito de São paulo eu posso fazer isso dentro do carro. Sei dos perigos, mas sou atenciosa”, diz.


Mesmo que você seja uma motorista cautelosa e que espera o semáforo ficar vermelho para dar aquela retocada na maquiagem, saiba que os olhos do motorista devem estar atentos a tudo e a todos, pois além de risco de acidentes, assaltante aproveitam os momentos de distrações como esse para escolher suas vítimas.


Acordar atrasada é o principal motivo para as mulheres aplicarem maquiagem enquanto dirige- esse número chega a ser 46%, é o que revelou a pesquisa realizada pela Harley Street Clinic Debra Robson LDN. Cerca de 43% das entrevistadas disseram saber que isso é errado, mas que não impedia as retocadas de batons e máscaras para os cílios. Muitas delas afirmaram que suas manhãs são tão agitadas que gastam apenas cinco minutos fazendo a maquiagem. Motivo pelo qual 63% aproveitam também o tempo no transporte público para ajeitar o visual.


O cosmético mais popular aplicado nos veículos é o batom: 35% delas confessam que passam o cosmético com a ajuda do retrovisor. Em seguida vieram as máscaras para cílios, com 30%, pó-bronzeadores, com 6%, e delineadores, com 4%.


 


 


Fernanda Beatriz